Coq au vin à minha moda
Ontem foi dia de experiência. Tínhamos uma garrafa de vinho tinto aberta em casa e, antes que se ficasse azedo, decidi que tinha de experimentar algo novo. depois de ver algumas receitas com frango, uma vez que era o que tinha preparado para o jantar, decidi inventar um pouco.
Coq au vin, como o nome indica, é uma receita de frango cozinhado em vinho tinto de origem francesa. Aparentemente, segundo a história, teve origem numa batalha em que Júlio César convidou Vercingetórix para jantar um galo que este tinha deixado no campo de batalha. Este prato é muito apreciado até aos dias de hoje.
Esta receita de Coq au vin à minha moda é relativamente simples e rápida pois usei um frango de uma grande superfície mas podem sempre optar por um frango do campo ou por um frango de casa e aí vai ser necessário levar mais algum tempo a ser confeccionado.
Ingredientes:
- 1 Frango partido em pedaços
- 1 Garrafa de vinho tinto (usei uma em que faltava +- 1 copo)
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Noz-moscada q.b.
- Gengibre em pó q.b.
- Ervas Provence q.b.
- 3 colheres de sopa de Massa de Pimentão
- 6 dentes de Alho esmagados
- 1 Cebola média cortada em meias luas
- 1 Cenoura grande cortada em quartos
- 200 gr de Cogumelo Portobello laminados
- 1 colher de sopa de Worcester sauce (usei este da Heinz)
- 2 colheres de sopa de Tomatada
- 1 cálice de Porto
- Comecei por pré-aquecer o forno a 195ºC.
- De seguida coloquei o frango partido em pedaços numa tigela e temperei com o sal, a pimenta, a noz-moscada, o gengibre, a massa de pimentão, os alhos e um fio de azeite misturei bem tudo e deixar marinar durante algum tempo.
- Numa panela juntei a cebola, a cenoura e os cogumelos e refoguei em azeite. Depois de já a mistura já estar bem quebrada juntei um pouco de ervas provence e um pouco de sal e pimenta, o Worcester sauce e a tomatada e deixei refogar mais um pouco.
- Depois de bem apurado o refugado juntei o frango para fritar um pouco. Quando a pele do frango ficou já um pouco tostada juntei o Porto e o vinho tinto e deixei ferver durante uns minutos.
- Passei o frango com os legumes e com o molho de vinho tinto para uma travessa de vidro com tampa e levei ao forno por aproximadamente 1hora. Como o frango tinha bastante molho deixei a travessa sempre tapada.
- Ao fim de 1 hora, e como já era hora de jantar, destapei o frango e deixei cozinhar destapado por mais 15 minutos para dourar um pouco.
- Servi com arroz e puré de batata (pois o L não é muito amante de arroz) mas podem servir com batatas rosadas.
Voltem sempre!!!
Até à próxima, e bons cozinhados!!!
Comentários
Enviar um comentário